
Nosso escritório depois da Síndrome de Down
O dia 21 de março - data em que se comemora no mundo o dia Internacional da Síndrome de Down-, nos inspira a fazer uma confissão e uma homenagem.
Antes, no nosso escritório de advocacia, passos transitavam apressados pelas salas. A concentração era absoluta em frente aos computadores e aos livros. As conversas amenas eram poucas, já que o exercício da profissão exige muita atenção para entender a dimensão dos anseios dos clientes e a melhor estratégia na busca de seus direitos.
Não tínhamos muito tempo para sorrir e muito menos para celebrar. Não imaginávamos que no meio de tanto estresse, poderíamos nos dar o direito ao encantamento. Diante da morosidade da justiça e dos percalços do dia a dia - desta bonita, mas difícil profissão-, ficávamos incrédulos quando diziam que o labor poderia ser mais leve.
Foi assim, até a chegada da estagiária Jaqueline, portadora da Síndrome de Down. Isso foi há quatro anos e mudou totalmente nosso olhar para a vida e para a profissão. Ela nos ensina que a sinceridade é uma qualidade imbatível e que deve ser usada em qualquer circunstância. Com ela os dias são mais iluminados, as tardes mais amenas, os problemas se tornam pequenos, o caminho mais suave.
Podemos ver mais gente sorrindo, gargalhadas ecoam no ar, nos tirando da concentração. Ela é o termômetro da energia que circula no ambiente. Se quisermos ouvir a verdade, por mais dura que seja, é só perguntar: a resposta vem de pronto e sem meio termo.
Aqueles olhinhos pequenos nos observam de esguelha e quando o mundo parece desabar, ela vem com: “Eu te amo”. Num instante o mundo se recompõe com mais beleza e luz!
Aprendemos com ela a celebrar mais. Aliás, as comemorações são mais especiais se ela está presente, dando seus gritos de alegria. Ela também nos ensina a reavaliar o sentido da vida e a dimensão da felicidade. Hoje, sabemos que para ser feliz é preciso tão pouco!
Ainda continuamos concentrados, buscando as melhores teses na defesa dos interesses dos nossos clientes. Ainda precisamos estudar diuturnamente e montar estratégias que vão nortear o destino das ações e, por consequência, a vida dos nossos constituintes.
Mas hoje temos no nosso dia a dia o tempero da alegria, uma pitada de ingenuidade, uma porção grande de sinceridade.
E justiça seja feita, Jaqueline nos dá diariamente essa receita.
Não é por acaso que hoje se comemora também o dia da poesia. A poesia tinha que caminhar junto com a Síndrome de Down. Certamente o poeta ao escrever seus versos, ao compor suas rimas, conheceu antes um portador da Síndrome de Down. Lá encontrou a singeleza, a magia, a ternura, a paz.
Ficamos todos meio poetas também com este contato diário e só temos que agradecer.
Obrigada Jaqueline, com você a nossa profissão ficou mais leve, nossa vida mais feliz.
Através de você o Escritório Mirian Gontijo Advogados Associados faz hoje uma homenagem a todos os portadores da Síndrome de Down.
Mirian Gontijo